COM BRAÇO FORTE - Sempre Firmes!
Um povo que constrói templos
Os santos dos últimos dias são um povo que ama e constrói templos. Tem sido assim desde o início da Igreja. Por meio do Profeta Joseph Smith, o Senhor declarou: “Meu povo sempre recebe ordem de construir [templos] a meu santo nome” (D&C 124:39–40).
Nos templos, podemos nos aproximar do Senhor, aprender mais sobre Seu plano para nossa felicidade, receber as ordenanças essenciais para nossa exaltação e realizar o trabalho vicário em favor de pessoas que morreram sem o evangelho de Jesus Cristo.
Lugares sagrados na Terra
Desde o início, houve lugares sagrados na Terra, onde Deus conversou com Seus filhos. Lugares designados por Deus e santificados por Sua presença, onde Ele ensinava e abençoava Seus filhos. Muitos desses lugares são mencionados nas escrituras.
O Jardim do Éden era certamente um lugar santo, onde Adão e Eva habitavam na presença do Pai e do Filho e conversavam com Eles diretamente. Após a Queda e a subsequente expulsão do jardim, Adão construiu um altar para adorar a Deus e oferecer sacrifícios, como fora ordenado. Suas orações foram ouvidas, e a vida deles foi abençoada.
Quando Moisés se aproximou da sarça ardente no Monte Sinai, o Senhor o instruiu: “Tira os teus sapatos de teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa” — solo sagrado, onde o Senhor o instruiu e ofereceu convênios a Seu povo.
Séculos mais tarde, o Salvador subiu com Pedro, Tiago e João ao Monte da Transfiguração, onde presenciaram manifestações maravilhosas e receberam as chaves do reino dos céus. Lá eles foram visitados por Moisés e Elias e ouviram a voz do Pai prestando testemunho de que Jesus é Seu Filho amado.
Os templos nas escrituras
Além desses lugares santos, o Senhor também orientou que fossem construídos templos sagrados. A primeira estrutura de um templo mencionada nas escrituras é o tabernáculo construído pelos israelitas sob a direção de Moisés. O tabernáculo era uma estrutura em forma de tenda, feita com os melhores materiais disponíveis, onde cerimônias sagradas do sacerdócio podiam ser realizadas durante a peregrinação no deserto. Ele serviu como uma espécie de “templo portátil” por gerações (ver Êxodo 26–27; 40:35).
Postado por: Roberto Figueiredo / abril de 2024