COM BRAÇO FORTE - Sempre Firmes!
“Estamos todos conectados e temos a responsabilidade dada por Deus de ajudar a tornar melhor a vida das pessoas ao nosso redor”, ensinou o presidente Russell M. Nelson. Ele continuou: “Não temos que ser iguais ou muito parecidos para sentirmos amor uns pelos outros. Nem mesmo temos que concordar uns com os outros para nos amarmos. Se tivermos alguma esperança de recuperar a bondade e o senso de humanidade pelos quais ansiamos, devemos começar por cada um de nós, uma pessoa por vez”.
Os líderes da Igreja falaram na conferência geral sobre como nós, discípulos de Jesus Cristo, podemos fazer a diferença para nossos vizinhos, amigos e comunidades por meio da união, do serviço e do amor. Eles também compartilharam mensagens sobre esses tópicos nas redes sociais, incluindo as seguintes:
“Talvez vocês pensem que, por serem jovens, não podem fazer coisas importantes. Talvez pensem que o trabalho do Pai Celestial é só para adultos. Mas quero que saibam que o Pai Celestial vê as coisas de maneira diferente do que vemos. A maneira Dele é muito diferente da nossa. Ele disse: ‘É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas’. O Senhor pode usar cada um de vocês para fazer Seu trabalho importante e maravilhoso.
Quais são algumas ‘coisas pequenas e simples’ que vocês podem fazer para fazer uma grande diferença no mundo? Podem ajudar alguém que precise. Podem aprender os ensinamentos de Jesus Cristo e segui-los. Podem compartilhar o que sabem sobre o Salvador. Podem guardar os mandamentos Dele e se preparar agora para ir ao templo e serem batizados por seus antepassados. Quando vocês fazem essas coisas, estão ajudando o Pai Celestial a trazer Seus filhos de volta a Ele.”
Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 21 de fevereiro de 2021 (vídeo), facebook.com/russell.m.nelson.
“Durante minha carreira anterior como cirurgião cardíaco, estive milhares de vezes em uma sala de cirurgia. Até cuidei dos soldados feridos nos hospitais cirúrgicos móveis do exército (MASH) durante a Guerra da Coreia. Literalmente toquei o coração de homens e mulheres de muitas raças e nacionalidades em todo o mundo. Minhas orações a Deus por Sua ajuda orientadora e a subsequente inspiração que recebi Dele foram essenciais em todos os casos. Naquelas salas de cirurgia — em que a vida das pessoas estava em jogo —, aprendi que nosso Pai Celestial Se importa profundamente com cada um de Seus filhos. Isso porque somos Seus filhos.
As diferenças de nacionalidade, cor e cultura não mudam o fato de que somos verdadeiramente filhos e filhas de Deus. E, como seguidor e testemunha de Jesus Cristo, cheguei à conclusão dessa verdade divina mais profundamente. Juntos, proclamamos a nobreza de cada precioso filho e filha de Deus. Já afirmei anteriormente e repito hoje que o racismo, o sexismo e uma série de outros ‘ismos’ são universal e tragicamente limitantes na maneira como nos consideramos e tratamos uns aos outros. Qualquer abuso ou preconceito contra outra pessoa por causa de raça, nacionalidade, sexo, orientação sexual, cultura ou qualquer outro identificador é ofensivo ao nosso Criador e desobedece ao primeiro e ao segundo grandes mandamentos — que devemos amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos.
Acreditamos firmemente na paternidade de Deus e na irmandade do homem. Não temos que ser iguais ou muito parecidos para sentirmos amor uns pelos outros. Podemos discordar de um assunto sem ser desagradáveis. Se tivermos alguma esperança de criar bondade e o senso de humanidade pelos quais todos ansiamos, devemos começar por cada um de nós, uma pessoa e uma interação por vez.
Que nós, filhos e filhas de Deus, como irmãos e irmãs eternos, façamos tudo ao nosso alcance para edificar uns aos outros, aprender uns com os outros e demonstrar respeito por todos os filhos de Deus. Que possamos dar os braços com amor e fraternidade.”
“Enfrentem as condições globais e seus desafios pessoais com esperança. Recusem-se a aceitar o mundo pelo que ele parece ser. Façam brilhar o esplendor de sua esperança nele e façam do mundo o que ele deve ser. Sejam a luz que vocês foram trazidos à Terra para ser a fim de que ela nunca se apague.”
Élder Jeffrey R. Holland, Facebook, 11 de janeiro de 2023, facebook.com/jeffreyr.holland.
“A Igreja deve ser um lugar de associação. Apesar de sermos diferentes, somos todos uma família. Estamos todos juntos nisso. Coisas pequenas — como fazer uma breve visita levando um pouco de sorvete, desfrutar uma refeição juntos ou fazer uma caminhada pelo lago — podem fazer uma grande diferença na vida de alguém que não teria esses sentimentos de amizade e inclusão de outra maneira. Isso sem dúvida fez uma grande diferença em minha vida.
Nosso papel como irmãos e irmãs no evangelho é reconhecer que sempre há alguém que precisa de um amigo. Gestos de amizade e inclusão ajudam mais do que percebemos. Você não precisa se sentir solitário para apreciar a amizade. Concentrar-nos no ‘indivíduo’ nos torna completos como uma comunidade de santos — e como filhos na família de nosso Pai Celestial.”
Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 30 de julho de 2021, facebook.com/dieterf.uchtdorf.
“Como discípulos de Jesus Cristo, temos o papel crucial de ‘[socorrer] os fracos, [erguer] as mãos que pendem e [fortalecer] os joelhos enfraquecidos’ (Doutrina e Convênios 81:5).
Tendo sido refugiado duas vezes antes dos 12 anos de idade, neste Dia Mundial do Refugiado, lembro-lhes de elevar as pessoas ao seu redor.
Estender a mão acolhedora. A todos os filhos de Deus, estendam uma medida especial de humanidade, compaixão e caridade para que sintam que finalmente encontraram um lar.”
Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 20 de junho de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.
“Muitos de vocês que estão lendo esta publicação fazem parte da geração Z. Vocês cresceram com um conhecimento natural da internet, dos dispositivos inteligentes, das mídias sociais e de outras tecnologias relacionadas que nós, gerações mais velhas, tivemos de fazer um esforço para aprender. Para vocês, ‘curtir’, ‘compartilhar’ e ‘mensagens diretas’ são tão comuns quanto fazer uma ligação, bater à porta e escrever uma carta era comum para gerações antes de vocês. Mas, com seu vasto conhecimento do mundo digital ao seu redor, vocês possuem algo ainda maior — vocês têm o alicerce para ser a geração mais capaz de levar adiante o plano de felicidade de nosso Pai Celestial para todos os Seus filhos. E nós precisamos de sua ajuda.”
Élder Quentin L. Cook, Facebook, 26 de janeiro de 2023, facebook.com/quentin.lcook.
“O Batalhão Mórmon é um exemplo muito adequado de como fazer coisas difíceis e fazê-las bem. Eles tinham desafios que mal podemos compreender — desafios físicos e alguns espirituais, tenho certeza. Mas eles lidaram com eles. Eles não reclamaram. E se puseram a trabalhar. Quando chegaram ao que hoje é San Diego, Califórnia, EUA, eles transformaram a cidade trabalhando arduamente para cavar poços, construir uma escola e fortalecer a comunidade.
As lições aprendidas naquela época são necessárias hoje tanto quanto antes. Cada um de nós tem seus próprios desafios e oportunidades a enfrentar. Mas podemos fazê-lo com fé em Jesus Cristo de que receberemos orientação e auxílio ao enfrentá-los, bem como fé para olhar ao nosso redor e abençoar outras pessoas. Para mim, é interessante que seja preciso ter fé para começar a fazer algo. Mas, quando agimos de acordo com a fé, aumenta a fé com a qual começamos.”
Élder D. Todd Christofferson, Facebook, 2 de fevereiro de 2022, facebook.com/dtodd.christofferson.
“Tenho pensado na Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa e refletido que as pessoas de fé, de qualquer religião, tendem a fazer uma contribuição muito positiva em sua sociedade, no mundo. São voluntárias em sua comunidade. Geralmente, elas têm a família forte. Apoiam a educação. Elas servem. Estão dispostas a realmente fazer uma contribuição para o bem com base em sua fé e em sua crença. Queremos compartilhar e convidar todos a ouvir o evangelho restaurado de Jesus Cristo. Mas, em todos os eventos, no mínimo, esperamos que todas as pessoas fortaleçam seu compromisso — sua atividade — em qualquer igreja ou religião que escolherem seguir.
Há alguns anos, eu estava em um almoço com o élder L. Tom Perry, em que ele havia reunido líderes religiosos ao redor do Vale do Lago Salgado, em parte, para agradecer e para conhecê-los um pouco melhor. Mas fiquei muito impressionado — perto do fim de nosso almoço, ele quase bateu na mesa, mas ele disse: ‘Vocês precisam tornar seu povo mais ativo. Vocês precisam se certificar de trazer todos que puderem para a atividade e participar, fortalecer e edificar a fé neles. Isso só pode ajudar a comunidade. Isso melhora a todos nós’. E acredito que ele está absolutamente certo. Todos somos abençoados pela fidelidade de pessoas de todas as religiões.”
Élder D. Todd Christofferson, Facebook, 1º de fevereiro de 2023 (vídeo), facebook.com/dtodd.christofferson.
Publicado por Roberto Figueiredo | Postado em 03 / junho / 2024